segunda-feira, 27 de junho de 2011

Qualquer Coisa e a Mesma Coisa #17









"Salve Jorge"











-
Alguém certamente irá se fazer essa pergunta :
"Por que São Jorge ?" ou  "Ele não é ateu !?"
Sim, eu sou ateu. 
E porque São Jorge ? Eu vou explicar.
-
São Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região do centro da Anatólia que, atualmente, faz parte da Turquia, mas morou a maior parte da sua vida na Palestina, após seu pai morrer numa batalha. A mãe dele possuía vários bens e ele teve uma infância boa pra época. 
Quando chegou a adolescência ele decidiu seguir carreira militar e logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade, o que levaram o imperador a lhe dar o título de conde da Capadócia. 
Aos 23 anos, passou a residir na corte imperial em Nicomédia, exercendo a função de Tribuno Militar. Nesse tempo sua mãe morreu e ele herdou muitos bens dela. Se mudou para a corte do Imperador onde ao ver que havia tanta crueldade contra os cristãos, distribuiu toda a riqueza que tinha aos pobres, com a intenção de procurar a salvação.
O imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos e no dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os romanos deviam se converter ao cristianismo.
Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo. Indagado por um cônsul sobre a origem dessa ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da Verdade.
Como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio aos poucos ganhado notoriedade e muitos romanos tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cristianismo. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia.
-
Agora vamos as explicações:
-
O fato de ser ateu não me impede de reconhecer grandes atitudes de seja lá quem for. 
Se Jesus Cristo existiu ou não ? 
Se ele foi ou não foi um revolucionário na época ? 
Eu não sei e não cabe a mim definir o que deve ser a verdade pra qualquer pessoa.
Eu prefiro viver minha vida e ter certeza de que somos livres. (ou corremos atrás da liberdade)
Se alguém, em uma era banhada de sangue, surgiu do nada com um discurso falando de partilha e de amor, pra mim, essa pessoa seria sim uma revolucionária, assim como Bob Marley, Martin Luther King, entre muitos outros, foram em suas devidas épocas.
-
E porque São Jorge ?
Além dele ser padroeiro do meu time ( Vamo que Vamo timão !),
não foi pelo fato cristão.
Ele foi fiel até o fim de sua vida por algo que ele acreditava. 
Mesmo sofrendo pacas, ele resistiu, morreu e não aderiu o que seria a uma matança.
E isso brother, é uma atitude que me causa arrepios.
Mesmo sendo uma lenda, isso sim deve ser dado como influência pra alguém.
E nesse tempo de mudanças minhas, talvez ele seja minha influência.
"Assez Parlé"

Um comentário:

  1. Olá e ai como vai?
    Tava meio sumido ein cara....
    some não
    abraços
    ......................
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir